O que esperar do seu primeiro ensaio fotográfico

Se você nunca fez um ensaio fotográfico, ou se quando foi fotografada(o) pela última vez por um profissional, você tinha 2 anos de idade e estava vestido de algum bichinho da Parmalat, esse texto é pra você!

1. A decisão

 

Um passo para fazer um ensaio fotográfico, é obviamente decidir fazer um.

E eu acredito que se você está aqui, é porque você já chegou nessa parte.

 

Entender o porquê do ensaio, é tão importante para você, quanto para o fotógrafo! Cada um de nós tem uma história, um objetivo, e é importante ter ele em mente ao planejar e escolher seu fotógrafo!

2. Escolhendo o fotógrafo

 

Depois de já saber o motivo do ensaio, que pode ser desde um ensaio pessoal, para registrar talvez um momento de aceitação de quem você é, e de se amar por ser você, até um ensaio pré-casamento ou até mesmo um ensaio institucional para sua empresa...

 

Ai vem a uma das partes mais importantes, que é escolher o profissional para registrar esse momento! Eu acredito muito que quando os pensamentos e visões estão alinhados, tudo fica mais fácil de dar certo. Então, ao escolher sou fotógrafo, escolha alguém que já tem um estilo de fotografia que te agrade, o maior erro que podemos fazer é contratar um fotógrafo x, e dizer que ama o trabalho do fotógrafo y que é totalmente diferente do dele. 

 

E acima de tudo, procure um bom profissional, e também uma boa pessoa, que vai estar disposta a conversar, ouvir suas ideias, e que você se sinta confortável de estar perto, conversar e dar risada, pois acredite, essa sintonia faz toda a diferença em um ensaio!!!

3. Que roupa usar/ O que levar

 

Essa questão é sempre a que mais assombra todos os envolvidos, porque sim, os fotógrafos também se preocupam com isso! hahah!
Como foi dito no item acima, se você contratou um fotógrafo que você se sente bem, tudo já fica mais fácil, pois a grande resposta para essa questão é: Pergunte!

 

Converse, diga suas preocupações, que com toda a certeza vocês resolverão essas questões juntos. 

 

Mas se ainda restaram duvidas, eu já escrevi um artigo por aqui contando como escolher a roupa para o seu ensaio, para ler basta clicar AQUI.

4. O que esperar

 

Tem muita gente que antes de ir fotografar fica com o nervosismo e a ansiedade a mil,e não se preocupe, isso é extremamente normal, ainda mais se for a primeira vez que você está fazendo em ensaio. Mas acredite, o fotógrafo também está nervoso, pois nós também estamos desejando que dê tudo certo, que nosso cliente curta o dia, e que principalmente goste das fotos!

 

Então relaxe! Não se preocupe com poses, com "não saber o que fazer", hoje e cada vez mais, a fotografia vem se desprendendo das poses, ela tem muito mais a ver com o momento, o movimento e o sentimento do que qualquer outra coisa. O seu fotógrafo te dirá instruções do que fazer, mas também te deixará livre para ser simplesmente quem você é. Então vá e aproveite! Faça desse dia, um dia divertido, feliz! 

 

E não tenha medo de dizer o que gostaria fazer, e de dar sugestões! As vezes nos ajuda muito ter essas ideias, e nos faz fotografar fotografias ainda mais interessantes!

5. A entrega

 

Para mim essa é a segunda melhor parte (porque nada supera estar vivendo aquele momento e fotografando tudo hahah), mas acredito que essa seja a parte mais emocionante, e nessa hora não estou falando de quem recebe as fotos, mas sim de quem as entrega! Porque não tem sentimento melhor do que ver um sorriso no rosto de alguém que amou seu trabalho. 

 

Lógico que cada fotógrafo trabalha diferente, e entrega as fotos de forma diferente, mas falando da maneira que eu trabalho, é muito emocionante ver que aquele objetivo inicial foi alcançado, e que de alguma forma, eu fiz parte de um pedaço da história de alguém!

 

Talvez você ame todas as fotos, ou talvez você ame mais umas do que outras, mas o importante aqui é ver que aquelas memórias estarão para sempre eternizadas naquelas fotografias. E se você ainda quiser mais uma dica, eu diria para você imprimir pelo menos uma foto, pois acredite, não tem nada melhor do que pegar uma fotografia na mão!

Gostou do artigo? Se identificou com as coisas que falei aqui e gostaria de se informar sobre ensaios fotográficos comigo?

 

Me envie um e-mail! Seria um prazer fotografar você!